GESTÃO DA PRODUÇÃO


Falando sobre estratégias de produção e estoque, mais especificamente sobre os tipos de arranjo dos processos, divididos em produção por encomenda, montagem por encomenda, projeto por encomenda e produção para estoque, assinale a seguir a alternativa que traz corretamente um exemplo para cada arranjo destes, nesta sequencia apresentada acima.


Geladeira – salgados para festa – vestido de noiva – Dell computadores


Geladeira – salgados para festa – Dell computadores – vestido de noiva


Salgados para festa – Dell computadores – vestido de noiva – geladeira


Dell computadores – geladeira – salgados para festa – vestido de noiva


Vestido de noiva – Dell computadores – geladeira – salgados para festa

Quem define o que é qualidade é o cliente, não a empresa que está oferecendo o produto ou serviço. Cabe a empresa se atentar para quais características o cliente define como prioritárias num produto ou serviço para que aquele item seja considerado de qualidade.

Além disso, a qualidade pode ser dividida em:

I – Qualidade intrínseca: aquela que pode ser mensurada e avaliada de forma tangível, onde o cliente determina quais as características ele considera importante e a empresa transforma esse desejo do cliente em características técnicas. Outras vezes quem determina essas características são órgãos governamentais ou reguladores, como ANVISA, INMETRO, etc;

II – Qualidade extrínseca: inclui aqui características perceptíveis, subjetivas, sensoriais, até emocionais. É a qualidade percebida pelo cliente, dificilmente mensurável, com atributos qualitativos e poucos quantitativos.

Posto isto, assinale a seguir a alternativa que traz corretamente (1) dois exemplos de características de qualidade intrínsecas e (2) dois exemplos de características de qualidade extrínsecas, nessa ordem.


(1) beleza e cheiro; (2) peso do produto e viscosidade.


(1) viscosidade e beleza; (2) peso do produto e cheiro.


(1) peso do produto e beleza; (2) viscosidade e cheiro.


(1) cheiro e peso do produto; (2) beleza e viscosidade.


(1) peso do produto e viscosidade; (2) beleza e cheiro.

Os produtos e serviços podem ser classificados em bens (produtos) ou serviços e produtos/serviços concretos e abstratos. Os bens, ou mercadorias, são produtos físicos e tangíveis, como pães, lâmpadas, geladeiras, etc. Estes podem ser divididos em bens de consumo e bens de produção. Os bens de consumo são destinados diretamente ao consumidor final, e os bens de produção são destinados a produção de outros bens. Os bens de consumo podem ser divididos em três categorias, a saber:

I – Bens de consumo duráveis: aqueles produtos que tem vida útil maior, podendo ser consumidos ao longo de anos, como automóveis, eletrodomésticos, etc;

II – Bens de consumo não duráveis: também chamados de bens de consumo perecíveis, são produtos que tem vida útil bem menor, não podendo ser consumido por anos, como frutas, laticínios, etc;

III – Bens de consumo semiduráveis: são produtos que devem ser consumidos num prazo menor que os produtos duráveis pois seu uso acarreta desgaste no produto, como roupas, calçados, etc.

Marque a seguir a alternativa que traz corretamente três exemplos de um bem de consumo durável, um não durável e um semidurável, nessa ordem.


Remédio – mesa de jantar – sapato


Mesa de jantar – remédio – sapato


Remédio – sapato – mesa de jantar


Sapato – remédio – mesa de jantar


Sapato – mesa de jantar – remédio

Inovação é um processo de inventar, reinventar, criar, recriar, desenvolver, aprimorar, um produto, processo ou serviço. A inovação pode ser dividia em:

I - Inovação radical ou de ruptura: caracterizada pela quebra de paradigmas e por ser ligada a custos mais altos de implantação, além de retorno a médio ou longo prazo;

II - Inovação incremental: ou inovação por processo de melhoria contínua, caracteriza-se por um aprimoramento constante e paulatino, além de incorrer em menores custos de implantação e ser mais rápida;

III – Inovação disruptiva: caracterizada por possibilitar a empresa aumento da competitividade através do incremento significativo na força de vendas externas.

Analisando os conceitos de inovação, fazendo a leitura recomendada, é correto o que se afirma em:


II, III


I, II, III


I, II


III, apenas


I, III

Os três tipos principais de manutenção são:

I - Manutenção corretiva: estragou conserta. É a manutenção que ocorre após a falha do equipamento, de forma a deixar tanto equipamento quanto funcionário parados aguardando o reparo;

II - Manutenção preventiva: atua de forma a prevenir que o equipamento fique parado por falha, agindo preventivamente, através de uma programação de manutenção (PCM), feita numa escala de tempo e agenda;

III - Manutenção preditiva: aquela que prediz quando o equipamento vai falhar/parar. Ela só é possível quando da utilização de instrumentos de aferição e acompanhamento do desempenho dos elementos dos equipamentos e de sua vida útil.

Analisando o exposto acima e o material estudado, é correto o que se afirma em:


II, III


I, II, III


I, III


I, II


III, apenas

Um diretor industrial solicitou ao novo gerente de produção uma tarefa assim que ele foi contratado: encontrar o tempo médio entre falhas (TMEF). De posse desta tarefa, o gerente saiu para conhecer o processo, onde passou alguns dias analisando os equipamentos e seus comportamentos. Ele decidiu começar pela máquina M10, analisando qual o número de falhas dela no mês corrente. Neste mês de 160 horas de produção, ele encontrou 9 falhas. Assinale a seguir a alternativa que traz corretamente o TMEF desta máquina M10.


17,07 horas


17,78 horas


18,77 horas


1,78 horas


1,08 horas

Um gerente de produção precisa calcular a confiabilidade para o sistema produtivo que ele gerencia. Este sistema é composto por: corte, dobra, solda, lixa, pintura. As confiabilidades individuais de cada equipamento são, na ordem apresentada acima: 92%, 89%, 84%, 81%, 93%. Assinale a alternativa que traz a confiabilidade correta deste sistema.


81,82%


67,10%


52,84%


51,81%


90,81%

Um fabricante de componentes metálicos para a indústria automobilística coletou uma amostra de 50 eixos do seu processo final de usinagem com intuito de criar um histograma do controle do diâmetro dos mesmos. As fórmulas seguem abaixo, juntamente com a tabela que traz as medidas obtidas dos diâmetros dos eixos (em mm), para que você construa uma tabela com as classes, os limites e a frequência, e por fim um histograma.

Fórmulas:

R = maior valor – menor valor

H = R/k

MathML (base64):PG1hdGg+CiAgICA8bXJvdz4KICAgICAgICA8bWk+azwvbWk+CiAgICA8L21yb3c+CiAgICA8bW8+PTwvbW8+CiAgICA8bXNxcnQ+CiAgICAgICAgPG1yb3c+CiAgICAgICAgICAgIDxtaT5uPC9taT4KICAgICAgICA8L21yb3c+CiAgICA8L21zcXJ0Pgo8L21hdGg+

LS = LI + H

Assinale a alternativa que traz corretamente o valor do H.

 


0,35


0,18


0,2


0,36


0,41

Questão adaptada do ENADE 2017:

 

Nas fábricas inteligentes produtos também inteligentes possuem uma identidade única e o histórico de produção e consumo pode ser rastreado a qualquer momento, o que permite mudanças importantes ou ajustes pontuais ao longo dos processos de produção envolvidos. Os sistemas de fabricação estão conectados – verticalmente, ao longo da cadeia produtiva, e horizontalmente, com outras redes de valor – e podem ser geridos em tempo real. Uma consequência de alto impacto é a drástica redução de estoques e das escalas mínimas de produção.

Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 2017 (adaptado).

 

Considerando o texto apresentado, que faz a referencia a uma nova revolução industrial, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I – A gestão de pessoas enfrentará novos desafios na implantação de métodos e técnicas de trabalho ao integrar diversos conhecimentos.

PORQUE

II – A formação de recursos humanos deverá estar alinhada a bases tecnológicas adequadas à construção e à difusão de novas soluções, a serem obtidas por meio do trabalho com equipes multidisciplinares.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A metodologia 5S veio para trazer às empresas que a implantarem, mais organização, visibilidade e qualidade. O 5 sensos do 5S significam:

I – Seiri: senso de utilização e descarte;

II – Seiton: senso de limpeza;

III – Seiso: senso de organização e arrumação;

IV – Seiketsu: senso de padronização;

V – Shitsuke: senso de disciplina.

De posse disso, e dos conceitos abordados no livro referenciado em suas orientações, a respeito dos 5 sensos é correto o que se afirma em:


I, III, V


I, II, III


I, IV, V


II, III, IV


III, IV, V